• Matrice

A HISTÓRIA DA MATRICE

Amamentação, de modo geral, vem depois do parto. A história do Matrice também vem depois de um parto. Vem cá ler com a gente!

Mulher amamenta seu filho recém-nascido
Matrice - Grupo de Apoio à Amamentação

A história do Matrice começou depois de um parto e de um grupo on-line de parto natural e humanizado (e essa referência é para quem está dentro desse movimento de respeito e autonomia do corpo há tempos, ok?).⠀

Nos moldes de entidades reconhecidas mundialmente como La Leche League e Amigas do Peito, faziam reuniões onde usavam as próprias experiências e experiência de outras mães para fornecer apoio e respaldo na busca de informações.

Ana Basaglia, publisher da Editora Timo, se envolveu com grupos de discussão de parto natural na gestação de sua terceira filha. E, dentro do materna_sp (no Yahoo Grupos, só para quem é entendido mesmo de grupos na internet), depois que a Gabriela nasceu, não queria mais falar de parto, mas de puerpério e amamentação.⠀ ⠀ Ana começou a se aproximar de mulheres que queriam o mesmo. Entre elas, a Fabiola Cassab. Com o tempo, a materna_sp solicitou que a conversa fosse afastada da lista para não dividir muito o papo.⠀ ⠀ Resultado? As duas, juntamente com outras mulheres, criaram um grupo on-line de amamentação. Com o tempo, as recém-paridas eram direcionadas para a Matrice. Nos moldes de entidades reconhecidas mundialmente como La Leche League e Amigas do Peito, faziam reuniões onde usavam as próprias experiências e experiência de outras mães para fornecer apoio e respaldo na busca de informações científicas para tentar resolver problemas relacionados com amamentação, nessa fase tão delicada quando acabam de nascer bebê e mãe.⠀


Primeiros encontros de amamentação


Os primeiros encontros, presenciais, foram feitos dentro do GAMA (que era dentro do atual prédio do Coletivo Feminista de Saúde, em Pinheiros, na cidade de São Paulo. Muito tempo antes do GAMA estar na Rua Natingui, da existência do Coletivo em Pinheiros e antes ainda do GAMA habitar o Quintal do Parque).⠀ ⠀ A história do Matrice, começa, assim, no seio feminino do parto e da amamentação, em 2006. De lá para cá, realiza semanalmente uma reunião. Atualmente, ela acontece na Casa do Brincar, às sextas-feiras, das 13h30 às 15h30. ⠀ ⠀ Em 2013, começamos o grupo do Facebook, que atualmente mantém 12 mil mulheres. ⠀ ⠀ Quer falar de amamentação? É aqui mesmo. Na Matrice. É por meio dela que somos sensibilizadas, instigadas e seguimos em frente.

93 visualizações0 comentário